Peças históricas resgatadas recebem tratamento
Comando para Ignorar Faixa de Opções Ir para o conteúdo principal

Peças históricas resgatadas recebem tratamento

18/10/2016 12:00
Peças históricas resgatadas recebem tratamento

Até o momento, cerca de dois mil bens arquitetônicos de igrejas, entre peças de uso sacro, documentos e tecidos, foram resgatados nas áreas impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão. A maior parte foi encontrada nas capelas de São Bento e Nossa Senhora das Mercês, em Bento Rodrigues, de Santo Antônio, em Paracatu, e de Nossa Senhora da Conceição, em Gesteira, distritos de Mariana e Barra Longa.

Os itens localizados, como a imagem de Nossa Senhora das Graças, são recolhidos e enviados para a área de reserva técnica, em Mariana, onde recebem limpeza e higienização. Todas as peças passam por um processo de catalogação, por meio de fotografias e descrições detalhadas, análise do estado de conservação e proposta de tratamento. Em seguida, elas são preparadas para serem armazenadas em salas com climatização adequada. A recuperação de bens culturais de natureza material faz parte do Programa de Preservação da Memória Histórica, Cultural e Artística.

Fundação Renova

A Fundação Renova tem a missão de implementar e gerir os programas de reparação, restauração e reconstrução das regiões impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão, localizada no subdistrito de Bento Rodrigues, em Mariana, Minas Gerais.

O papel da Fundação é restaurar e restabelecer as comunidades e os recursos impactados pelo rompimento e também substituir ou compensar o que não é passível de remediação, sempre de forma eficiente, idônea, transparente e ética.

Saiba mais sobre a Fundação Renova
​​
​​​​​​​​