Ferramenta de dados geográficos facilita integração de informações sobre áreas impactadas
Comando para Ignorar Faixa de Opções Ir para o conteúdo principal

Ferramenta de dados geográficos facilita integração de informações sobre áreas impactadas

23/12/2016 14:00

A ferramenta WebGIS Coffey Atlas, capaz de integrar informações georreferenciadas, é utilizada pela Fundação Renova para dar mais eficiência ao trabalho de monitoramento dos impactos ambientais nas áreas atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão.

Por meio da plataforma, equipes multidisciplinares atuam identificando e quantificando os impactos, enquanto outras planejam, executam e monitoram as ações de recuperação, previstas no Termo de Transação de Ajustamento de Conduta (TTAC). “O uso de WebGIS potencializa a integração e o compartilhamento de dados. A ferramenta assume também o papel de instrumento de gestão ao propor uma organização dos dados, segundo critérios espaciais e temporais, de forma conjunta e centralizada para o usuário final”, afirma Gustavo Ferreira Viana, integrante da gerência executiva de projetos ambientais da Fundação Renova.

Transparência

A ferramenta foi apresentada a representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que visitaram a sede da Fundação Renova, em Belo Horizonte (MG), entre os dias 12 e 15 de dezembro. O encontro resultou em sugestões por parte do órgão para melhorias nas funcionalidades e nos conteúdos disponibilizados pela ferramenta, com o objetivo de facilitar e aprimorar a experiência dos usuários na análise de dados.

Fundação Renova

A Fundação Renova tem a missão de implementar e gerir os programas de reparação, restauração e reconstrução das regiões impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão, localizada no subdistrito de Bento Rodrigues, em Mariana, Minas Gerais.

O papel da Fundação é restaurar e restabelecer as comunidades e os recursos impactados pelo rompimento e também substituir ou compensar o que não é passível de remediação, sempre de forma eficiente, idônea, transparente e ética.

Saiba mais