Fundação Renova implanta sistema de alerta na bacia do rio do Carmo
Comando para Ignorar Faixa de Opções Ir para o conteúdo principal

Fundação Renova implanta sistema de alerta na bacia do rio do Carmo

17/02/2017 12:00

A Bacia do rio do Carmo, na região de Mariana e Barra Longa (MG), vai contar com um um sistema de alerta de cheias, que está sendo implantado pela Fundação Renova. A ideia é contribuir com a tomada de decisões em casos de elevação do nível dos rios. No dia 8 de fevereiro, foi realizado um treinamento sobre o tema com a equipe interna da fundação e as defesas civis das duas cidades.

O sistema, que já está em fase final de instalação, é composto por estações implantadas em pontos estratégicos nos rios Gualaxo e do Carmo, que vão mensurar o nível e vazão de áreas propícias a alagamentos. As informações serão compartilhadas com as defesas civis e outras instituições para reduzir possíveis perdas provocadas por inundações naturais.

O Programa ainda inclui ações como proteção contra incêndios, plantio de mudas e controle de competidores, como o capim Brachiaria, que disputa recursos do solo com a vegetação local e é comum em pastagens.

São três as etapas de funcionamento da estrutura: coleta de dados (equipamentos automáticos, monitoramento em tempo real das chuvas, vazão e níveis), processamento dos dados (análise e consistência das informações, cálculos e modelagens hidráulicas e previsão de vazões) e transmissão de dados (comunicação aos responsáveis).


Saiba mais

​​​