Nova Praça Manoel Lino Mol é inaugurada em Barra Longa
Comando para Ignorar Faixa de Opções Ir para o conteúdo principal

Nova Praça Manoel Lino Mol é inaugurada em Barra Longa

31/10/2016 16:00

A cidade de Barra Longa (MG), que foi impactada pelo rompimento da barragem de Fundão em Mariana (MG), recebeu de volta, no dia 30/10, seu principal ponto de convivência. A Praça Manoel Lino Mol, que estava interditada desde o ano passado por conta da chegada dos rejeitos à localidade, foi entregue pela Samarco à comunidade.

“A entrega da Praça Manoel Lino Mol não é um motivo para comemorarmos. Estamos cumprindo com os compromissos assumidos de devolver a cidade de Barra Longa à sua tranquilidade”, afirma o diretor-presidente da Samarco, Roberto Carvalho. “Sabemos que ainda há muita coisa para ser feita, como parque de exposições, conclusão de reformas de imóveis e quintais. Caberá, a partir de agora, à Fundação Renova dar continuidade às demais ações de reparação e reforma de Barra Longa”.

Para reconstruir a praça de acordo com os anseios da comunidade de Barra Longa, a Samarco fez reuniões abertas entre fevereiro e março para colher as opiniões de crianças, jovens, adultos e idosos. Cerca de 200 pessoas participaram desse processo.

Assista a construção da nova praça no vídeo:



O projeto arquitetônico manteve a identidade da cidade. Foi construído um parquinho infantil e academia ao ar livre. Novas redes de drenagem pluvial foram implantadas, as calçadas foram pavimentadas e recuperada a rede elétrica. A iluminação pública será proporcionada por 61 luminárias de led instaladas na praça e na Alameda Beira Rio. Os passeios do entorno e interior da praça são feitos de 1.450 metros quadrados de blocos intertravados vermelhos, que utilizam rejeitos de mineração na sua composição. Em frente às casas, foram aplicados 680 metros quadrados de ladrilhos hidráulicos com piso podotátil – com marcações em relevo para pessoas com deficiência visual.

 

Saiba mais

​​
​​​​​​​