Você conhece a geleia de pimenta-biquinho? A iguaria é resultado de um trabalho artesanal realizado pela Associação de Hortigranjeiros de Bento Rodrigues, que retomou a produção de sua fábrica, instalada no município de Mariana, em março deste ano. “Em nenhum momento desistimos. Pelo contrário, estamos vencendo os desafios a cada dia. No começo, fazíamos nove tachos. Hoje, já são 14 tachos, que dá cerca de 330 potes de geleia por dia”, detalha a presidente da associação, Keila Vardeli.
Desde o rompimento da barragem de Fundão, a fábrica, que funcionava em Bento Rodrigues, recebeu apoio para retomar suas atividades e gerar renda para as associadas. Além da cozinha, a nova instalação possui estrutura para receber matéria-prima e estocar as geleias. Já os equipamentos e utensílios foram reaproveitados do espaço antigo.
Essa iniciativa faz parte do Programa 19 da Fundação Renova, de Recuperação de Micro e Pequenos Negócios no Setor de Comércio, Serviços e Produtivo.
Fundação Renova
A Fundação Renova tem a missão de implementar e gerir os programas de reparação, restauração e reconstrução das regiões impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão, localizada no subdistrito de Bento Rodrigues, em Mariana, Minas Gerais.
O papel da Fundação é restaurar e restabelecer as comunidades e os recursos impactados pelo rompimento e também substituir ou compensar o que não é passível de remediação, sempre de forma eficiente, idônea, transparente e ética.
Saiba mais sobre a Fundação Renova