Tecnologia é utilizada para monitoramento e segurança das barragens
Comando para Ignorar Faixa de Opções Ir para o conteúdo principal

Tecnologia é utilizada para monitoramento e segurança das barragens

06/06/2016 13:00


A Samarco conta com um centro de monitoramento que acompanha as barragens e diques 24 horas por dia. O controle é feito por uma equipe composta por 35 pessoas, com o auxílio de tecnologias de ponta: são 5 radares de precisão milimétrica, laser scanner, acelerômetro, estação meteorológica, câmeras de vídeos e drones. Estes equipamentos fazem parte do plano emergencial feito pela empresa que, mesmo antes do acidente, já seguia todas as medidas exigidas pela legislação.

As barragens são estruturas integrantes da mineração. Isso porque o processo de beneficiamento de minérios gera resíduos, que precisam ser estocados em lagoas de decantação. Uma vez instalada a barragem, é muito importante iniciar o seu monitoramento. Dessa forma, é possível mensurar a evolução do acúmulo de sedimentos e avaliar se todo o processo evolui conforme previsto no projeto original.

Entenda o que são as barragens de rejeito

O que são?

Barragens de rejeitos são estruturas que têm a finalidade de reter os resíduos sólidos e água dos processos de beneficiamento de minério.

Por que existem?

As barragens de rejeitos são essenciais para o processo de beneficiamento de minério.

Para que o minério de ferro se transforme em um produto rico, é necessário separar o material valioso presente nos minerais do restante. Este processo geralmente requer a utilização de água e o depósito dos resíduos em barragens.

Como são formadas?

As barragens são formadas a partir de um barramento maciço que pode ser feito de solo compactado, blocos de rocha ou rejeitos. Esse barramento conta com mecanismos de impermeabilização e drenagem.

O que são os rejeitos?

O material presente nas barragens é, em sua maior parte, composto por sílica (areia). Ele é inerte, ou seja, não contém componentes tóxicos e não apresenta nenhum elemento químico danoso à saúde.

​​​​
​​